A cidade, como um organismo em constante evolução, é moldada por suas ruas, um palco dinâmico onde a vida urbana se desenrola.

Ela testemunha os fluxos e refluxos da urbe, carregando consigo a energia vibrante das interações cotidianas.

É muito mais do que uma passagem entre destinos.

Ela é um palco onde as histórias da cidade se desenrolam, onde culturas se cruzam, onde as vozes da comunidade encontram expressão e desempenham seus papéis na coreografia caótica da rua.

A Escrita ABC, por Raoni Moura, mergulha nas profundezas da cidade, da arte urbana e do seu movimento, explorando-a não apenas como uma forma de arte marginalizada, mas como um grito poderoso e contundente da juventude urbana.

"Sobre todas as noites não dormidas"

“Sobre todas as noites não dormidas”

Sob o título “Sobre todas as noites não dormidas”, nos convida a se perder nas sombras, a refletir através de uma lente crítica, compassiva, com o olhar e engajamento próprio.

Registrando a poética impressa na cidade, Raoni Moura não só faz arquivos de um tempo, mas de um trânsito pelo efêmero que ecoa em seus contrastes de claro e escuro, da fotografia preto e branco.

Essa escolha também diz muito sobre a própria exposição, do tempo e dramaticidade impressa pelas lentes.

A escuridão que envolve esses gestos ousados, enquanto as tintas brilham sob a luz tênue, sugerindo uma dualidade intrigante entre a visibilidade e o anonimato.

“Cada rabisco é uma voz ressoando na cidade.”

Acesse: www.escrita.abc.br

Acesse: www.escrita.abc.br

A Escrita ABC também é parte do próprio movimento, como um braço de uma ação que se desdobra em imagem da memória coletiva de uma cidade e sua ocupação.

Onde, tantos os signos e marcas espalhadas pelas ruas, mas como sua arquitetura e todos os elementos compositivos, que fazem parte do meio urbano, se conectam através do olhar de quem está dentro da teia. E isso traz consigo uma visão do meio, de um sensível inserido nas escolhas dos ângulos e da proximidade presente na atitude.

Nos provocando a olhar além da superfície e a encontrar o cerne humano e criativo que está por trás do ato, seja pela tinta ou pela lente.

Daniel Melim


Exposição, “Sobre todas as noites não dormidas”.

Data: 25/11/2023
Hora: 14h
Local: Pinacoteca de SBC – Rua Kara, 105, Jardim do Mar – SBC – SP

A exposição apresentará uma seleção de fotografias e vídeos capturados pelo artista Raoni Moura, incluindo pixação, graffitis, murais e outras formas de expressão artística no meio da cultura urbana. Escrita ABC (@escrita.abc), projeto que Moura está a frente desde 2014, tem o intuito de registrar em fotos e vídeos artistas urbanos com ênfase em artistas atuantes na região do ABC Paulista.

Fotógrafo e videomaker, o trabalho do artista destina-se a mostrar pichação, grafites e tags, vertentes da arte urbana que se encaixa no termo relacionado a “escrita”. Está a frente do projeto Escrita ABC, onde registra em fotos e vídeos a parte subversiva da arte urbana.

Participou de diversas publicações com destaque para o fanzine “SubSolo Ruas do ABC #3”, publicação de grande referência para o cenário da arte urbana local e do catálogo da exposição “Daniel Melim: reconstrução”. Também teve participação em exposições como “Garagem do Fim do Mundo” e “Olhares Urbanos”, esta última produzida no SENAC SBC. Na área de audiovisual, participou dos filmes documentários “Arte na Cidade” e do curta documental “#DI# – Pichar é Humano” que resultou em uma exposição na galeria A7MA.

Nossa exposição oferece uma oportunidade única para explorar as potencialidades sobre a pixação.

Além disso, podemos organizar entrevistas, para que você possa obter insights exclusivos sobre o processo por trás das obras expostas.

Acompanhe o trabalho do artista em: www.escrita.abc.br


Divulgação PBMAG

 

X