Ou melhor, o que são Google Doodles?

Os doodles são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas.

Como surgiu a ideia dos doodles?

Em 1998, antes mesmo da empresa ser constituída, o conceito de doodle nasceu quando os fundadores do Google, Larry e Sergey, brincaram com o logotipo da empresa para indicar que participariam do festival Burning Man, no deserto de Nevada. Eles colocaram um desenho de um boneco palito atrás do segundo “o” da palavra Google, e o logotipo alterado tinha como intenção passar a mensagem cômica aos usuários de que os fundadores do Google estavam “fora do escritório”. Apesar de o primeiro doodle ter sido relativamente simples, surgia ali a ideia de decorar o logotipo da empresa para celebrar eventos notáveis.

Dois anos mais tarde, em 2000, Larry e Sergey pediram ao atual webmaster Dennis Hwang (estagiário na época) para criar um Doodle para o Dia da Bastilha. O doodle foi tão bem recebido por nossos usuários que Dennis foi nomeado doodler chefe do Google e os doodles começaram a aparecer com mais frequência na página inicial do Google. No início, a maioria dos doodles comemorava feriados conhecidos. Hoje em dia, eles destacam uma grande variedade de eventos e datas comemorativas, desde o aniversário de John James Audubon até o aniversário do Sundae.

Ao longo do tempo, a procura por doodles aumentou nos EUA e internacionalmente. Agora, a criação de doodles é responsabilidade de uma equipe de talentosos ilustradores (chamados de doodlers) e engenheiros. Para eles, a criação de doodles se tornou um trabalho em equipe para animar a página inicial do Google e alegrar o dia dos usuários do Google ao redor do mundo.

Quantos doodles o Google criou ao longo dos anos?

A equipe criou mais de 5.000 doodles para nossas páginas iniciais ao redor do mundo.

Quem escolhe quais doodles serão criados e como é decidido quais eventos receberão doodles?
Regularmente, um grupo de Googlers se reúne para ter ideias e decidir quais eventos serão comemorados com um doodle. As ideias para os doodles vêm de várias fontes, incluindo os Googlers e os usuários do Google. O processo de seleção dos doodles procura celebrar eventos e aniversários interessantes que refletem a personalidade do Google e seu amor pela inovação.

Quem cria os doodles?

Há uma equipe de ilustradores (chamados de doodlers) e engenheiros que estão por trás de cada doodle que você vê.

Como o público/os usuários do Google podem enviar ideias para doodles?

A equipe do doodle está sempre ansiosa para ouvir as ideias dos usuários.
Eles podem enviar um e-mail para doodleproposals@google.com com ideias para o próximo doodle do Google.

Mas atenção, a equipe recebe centenas de pedidos diariamente, por isso, infelizmente não conseguem responder a todos.

Confira aqui o arquivo de Doodles que a equipe do Google criou ao longo desses anos.

Se você ainda não viu a comemoração dos 25 anos do Google confira aqui!

Google Doodles

Confira aqui o arquivo de Doodles que a equipe do Google criou ao longo desses anos.

Ou se preferir use esse link:  https://www.google.com/doodles#archive
Será uma verdadeira volta ao passado. 🙂

Esse artigo é cópia fiel extraído do Google Oficial:  Mantemos a integridade e transparência das informações reservando aos autores a autoria dos mesmos, textos e imagens.

Crédito das imagens: Google

Crédito do texto: Google

Até breve!

Equipe PBMAG


 

Você também pode gostar de ler:

 

X