Saiba como surgiu essa tradição

A tradição do “doces ou travessuras” é uma parte central e lúdica das comemorações do Halloween, especialmente nos Estados Unidos e em várias outras regiões do mundo.

No entanto, suas origens não são totalmente claras, mas é amplamente aceito que a prática teve origem nas tradições celtas e europeias.

Durante o festival celta do Samhain, as pessoas acreditavam que os espíritos dos mortos retornavam à Terra, e os vivos buscavam se proteger de espíritos malignos.

Os celtas costumavam deixar comida fora de suas casas para apaziguar os espíritos ou os conduzir para longe, seguindo a crença de que os espíritos poderiam causar travessuras ou trazer má sorte se não fossem satisfeitos.

Com o passar do tempo, essa prática evoluiu para algo mais próximo do que hoje conhecemos como “doces ou travessuras“.

No século XIX, na Escócia e na Irlanda, crianças iam de porta em porta pedindo comida, dinheiro ou oferendas para os festivais do Samhain.

Em troca, elas prometiam boa sorte para a casa ou ameaçavam fazer travessuras caso não recebessem nada.

Essa prática foi levada para os Estados Unidos principalmente através da imigração irlandesa no século XIX.

A tradição evoluiu para um costume onde crianças vestidas com fantasias iam de casa em casa pedindo doces, ameaçando fazer travessuras se não recebessem nada.

O termo “doces ou travessuras” como uma frase específica para a brincadeira do Halloween parece ter se popularizado nos Estados Unidos no início do século XX.

A ideia por trás disso era oferecer uma opção amigável para as pessoas participarem da brincadeira, onde as crianças pedem doces de forma divertida, e caso não recebessem, poderiam realizar alguma brincadeira inofensiva, transformando assim o evento em uma atividade mais lúdica e menos ameaçadora.

Portanto, a expressão “doces ou travessuras” se originou da prática de pedir comida e oferendas durante os festivais celtas, evoluiu ao longo do tempo e se tornou um componente central e alegre do Halloween contemporâneo.

 

Como surgiu o Halloween?

Leia o artigo complementar aqui!

Equipe PBMAG

Foto: Doces ou travessuras – pexels-charles-parker


 

X