Arco do Triunfo em Paris é coberto por mais de 25 mil metros de tecido.

A instalação é um projeto do artista búlgaro Christo, que faleceu em maio de 2020 antes de ver sua obra concretizada.

Foto Stella Duarte – www.instagram.com/stelladuarte1963

Durante 16 dias o Arco do Triunfo ficará coberto por imensos tecidos, instalação artística póstuma fruto da mente criativa do búlgaro Christo.

O projeto levou mais de 60 anos para ser concretizado.

São mais de 25 mil metros de tecido envolvendo o Arco do Triunfo e pode ser visto da perspectiva de todas as 12 avenidas que levam à Place de l’Étoile.

Foto Stella Duarte – www.instagram.com/stelladuarte1963

Intitulada L’Arc de Triomphe, Wrapped, a obra foi projetada por Christo e Jeanne-Claude, em 1961.

Para inaugurar, o presidente francês Emmanuel Macron, declarou:

“Esta é a realização de um sonho de 60 anos, um sonho maluco que se tornou realidade”.

Foto Stella Duarte – www.instagram.com/stelladuarte1963

O projeto abre oficialmente ao público em 18 de setembro.

Originalmente, o projeto deveria coincidir com a exposição de Christo e Jeanne-Claude no Centre Pompidou no ano passado, mas foi adiado por causa da pandemia.

Christo morreu em maio de 2020, sem poder ver o projeto concluído (Jeanne-Claude faleceu em 2009).

“Será como um objeto vivo que se moverá com o vento e refletirá a luz. Com suas dobras móveis, a superfície do monumento se tornará sensual. As pessoas vão querer tocar o Arco do Triunfo”, disse Christo.

Custeado com recursos próprios, obtidos com a venda de obras de arte da dupla autora, o projeto teve um orçamento de € 14 milhões (o equivalente a mais de R$ 86 milhões).

Foto Stella Duarte – www.instagram.com/stelladuarte1963

O casal fez sua primeira intervenção pública, Muro de Barris de Petróleo – A Cortina de Ferro , na Rue Visconti em 1962, como uma declaração poética em resposta à construção do Muro de Berlim no ano anterior.

Christo tornou-se mundialmente famoso por “embrulhar coisas”, detacando-se um dos grandes marcos de Paris – a Pont Neuf – em tela grossa, amarrada com corda.

Foto Stella Duarte – www.instagram.com/stelladuarte1963

Cobrindo-a com tecido, o artista chamou a atenção do público para os detalhes esculturais da ponte, criando ao mesmo tempo um objeto majestático e misterioso. Também serviu para enfatizar a importância de se preservarem os monumentos históricos.

Saiba mais sobre as obras os artistas Christo e Jeanne-Claude em:
https://christojeanneclaude.net/

 

Fonte de pesquisa: Site oficial e Casa Vogue

 

{} – Equipe PBMAG

Conheça as edições digitais da Revista PBMAG. 

 


Mestres da arte é uma série dedicada apresentar grandes fotógrafos e suas obras devidamente acompanhadas de suas biografias originais.  Nessa série seremos fieis às biografias oficiais de cada artista, o que não representa necessariamente a opinião dos editores. Nossa pesquisa é feita através da internet e mantemos a fonte dos artigos originais com os respectivos créditos. Qualquer dúvida ou sugestão favor contactar [email protected] Equipe PBMAG

Art masters is a series dedicated to presenting great photographers and their works duly accompanied by their original biographies. In this series we will be faithful to the official biographies of each artist, which does not necessarily represent the opinion of the editors. Our research is done through the internet and we maintain the source of the original articles with their respective credits. Any questions or suggestions please contact [email protected] PBMAG Team

X