“Se suas fotos não são boas o suficiente, você não está perto o suficiente” – Robert Capa

Robert CAPA in a Paris café. 1952. Photo Courtesy.

Começamos uma nova série no Blog da PBMAG – Mestres da Fotografia Preto e branco.

O primeiro a subir no palco é Robert Capa – (1913/1954).

Capa – como é carinhosamente reverenciado no meio fotográfico – fundou em 1947 juntamente com Henri Cartier-Bresson, David Seymour, George Rodger e William Vandivert a Magnum Photo, ou como é referenciada aqui nas terras brazucas Agência Magnum.

* Nessa série seremos fieis às biografias oficiais de cada artista, o que não representa necessariamente a opinião dos editores.

Em 3 de dezembro de 1938, o Picture Post apresentou o maior fotógrafo de guerra do mundo: Robert Capa, com uma série de 26 fotografias tiradas durante a Guerra Civil Espanhola.

Mas o “maior fotógrafo de guerra” odiava guerra.

Robert Capa – Magnum Photos

Nascido Andre Friedmann, filho de pais judeus em Budapeste em 1913, ele estudou ciência política na Deutsche Hochschule für Politik em Berlim. Expulso do país pela ameaça de um regime nazista, ele se estabeleceu em Paris em 1933.

Ele foi representado pela Alliance Photo e conheceu a jornalista e fotógrafa Gerda Taro.

Juntos, eles inventaram o ‘famoso’ fotógrafo americano Robert Capa e começaram a vender suas gravuras com esse nome.

Robert Capa - Magnum Photos

Robert Capa – Magnum Photos

Ele conheceu Pablo Picasso e Ernest Hemingway e fez amizade com outros fotógrafos David ‘Chim’ Seymour e Henri Cartier-Bresson.

De 1936 em diante, a cobertura de Capa da Guerra Civil Espanhola aparecia regularmente.

Robert Capa - Magnum Photos

Robert Capa – Magnum Photos

Robert Capa - Magnum Photos

Robert Capa – Magnum Photos

Sua foto de um soldado legalista que acabara de ser mortalmente ferido valeu-lhe sua reputação internacional e se tornou um poderoso símbolo de guerra.

Depois que sua companheira, Gerda Taro, foi morta na Espanha, Capa viajou para a China em 1938 e emigrou para Nova York um ano depois.

Como correspondente na Europa, ele fotografou a Segunda Guerra Mundial, cobrindo o desembarque de tropas americanas na Praia de Omaha no Dia D, a libertação de Paris e a Batalha de Bulge.

Robert Capa - Magnum Photos

Robert Capa – Magnum Photos

Em 1947, Capa fundou a Magnum Photos com Henri Cartier-Bresson, David Seymour, George Rodger e William Vandivert.

Em 25 de maio de 1954, ele estava fotografando para a Life in Thai-Binh, Indochina, quando pisou em uma mina terrestre e foi morto.

Robert Capa – Magnum Photos

O exército francês concedeu-lhe a Croix de Guerre com Palm post-humously.

O prêmio Robert Capa Gold Medal foi estabelecido em 1955 para recompensar mérito profissional excepcional.

Robert Capa – Magnum Photos

 

Fonte original – Magnun Photo

 

{} – Equipe PBMAG

Conheça as edições digitais da Revista PBMAG. 

 


Mestres da Fotografia Preto e branco é uma série dedicada apresentar grandes fotógrafos e suas obras devidamente acompanhadas de suas biografias originais.  Nessa série seremos fieis às biografias oficiais de cada artista, o que não representa necessariamente a opinião dos editores. Nossa pesquisa é feita através da internet e mantemos a fonte dos artigos originais com os respectivos créditos. Qualquer dúvida ou sugestão favor contactar [email protected] Equipe PBMAG

Masters of Photography Black and White is a series dedicated to presenting great photographers and their works duly accompanied by their original biographies. In this series we will be faithful to the official biographies of each artist, which does not necessarily represent the opinion of the editors. Our research is done through the internet and we maintain the source of the original articles with their respective credits. Any questions or suggestions please contact [email protected] PBMAG Team

X