A primeira fotojornalista feminina publicada nos Estados Unidos.

“A fotografia de jornais como vocação feminina é um tanto inovadora, mas oferece grandes incentivos tanto no sentido de interesse quanto de lucro. Se alguém possui saúde e força, um bom instinto. . . um traje fotográfico justo e a capacidade de agilidade, que é a qualificação mais necessária, pode-se ser fotógrafo de notícias.”

Jessie Tarbox Beals
The Focus , St. Louis, Missouri, 1904

Jessie Tarbox Beals with her camera c. 1905.

Jessie Tarbox Beals (23 de dezembro de 1870 – 30 de maio de 1942) foi uma fotógrafa americana , a primeira fotojornalista feminina publicada nos Estados Unidos e a primeira fotógrafa noturna feminina .

Jessie Tarbox Beals (1870-1942) morou no Canadá até os 17 anos, quando se mudou para Williamsburg, Massachusetts, para trabalhar como professora.

Em 1888, ela ganhou sua primeira câmera em um concurso e, alguns anos depois, Beals complementou sua renda tirando fotos.

Beals, Jessie Tarbox, photographer – Library of Congress

Beals, Jessie Tarbox, photographer – Library of Congress

Em 1897, ela se casou com Alfred Beals, com quem trabalhou como fotógrafa itinerante na Nova Inglaterra.

Em 1902, Beals foi contratada como uma das primeiras fotógrafas do Buffalo Courier de Nova York.

Dois anos depois, ela foi a primeira mulher a obter credenciais de imprensa para a Exposição de Compra de Louisiana de 1904 em St. Louis, Missouri.

No ano seguinte, os Beals mudaram-se para Nova York, onde abriram um estúdio fotográfico.

Em 1917, após se divorciar do marido, ela abriu a Village Art Gallery em Greenwich Village e começou a fotografar nas ruas, com um foco particular na classe baixa da cidade de Nova York e seus filhos.

Em 1928 ela se mudou brevemente para a Califórnia para fotografar em Hollywood, mas acabou voltando para Greenwich Village, onde viveu até sua morte.

Beals, Jessie Tarbox, photographer – Library of Congress

Seu trabalho foi incluído nas principais exposições em Toronto em 1921 e em Buffalo em 1922 e, desde sua morte, tem sido incluído em várias exposições em Nova York.

Beals também escreveu poesia e publicou um livro de poemas intitulado “Songs of a Wanderer”.

Fontes originais:

Howard Greenberg 

Library Of Congress

Para saber mais sobre a artista: Jessie Tarbox Beals

PBMAG APRESENTA


PBMAG Apresenta PBMAG Apresenta é uma série dedicada aos Grandes Mestre da Fotografia em Preto e Branco. Nossa pesquisa é feita através da internet e mantemos a fonte dos artigos originais com os respectivos créditos. Qualquer dúvida ou sugestão favor contactar [email protected] Equipe PBMAG

PBMAG Presents is a series dedicated to the Great Masters of Black and White Photography. Our research is done via the internet and we maintain the source of the original articles with their respective credits. Any questions or suggestions please contact [email protected] PBMAG team


Para sugerir algum fotógrafo envie sua sugestão para [email protected] ou via DM no Instagram.

X