Minidocumentário sobre a “Capital do Rayon”

A história rica e vibrante de Americana, conhecida como a “Princesa Tecelã” e “Capital do Rayon”, será celebrada em um novo minidocumentário emocionante.

O minidocumentário “Americana, Capital do Rayon”, visa não apenas informar e educar, mas também documentar e preservar a história cultural de Americana, incluindo a influência dos imigrantes americanos, italianos e alemães, bem como a evolução da indústria têxtil.

A relevância do projeto reside na preservação da memória local, promovendo o entendimento da identidade cultural e histórica de Americana, apresentando para as novas gerações o legado da Capital do Rayon.

Com objetivo de resgatar e preservar a história de Americana, como Capital do Rayon o minidocumentário foi disponibilizado de forma gratuita e on-line nos canais de mídia oficiais do projeto no YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.

Também faz parte do cronograma de divulgação e preservação a disponibilização do mesmo, junto aos canais de comunicação da Prefeitura Municipal de Americana, Acervo Municipal e acervo da Fatec Americana – Ministro Ralph Biasi.

Contemplado na Categoria Primeira Obra, o projeto foi realizado com recursos da Lei Complementar 195 de 2022 – Lei Paulo Gustavo, o minidocumentário foi selecionado através de Edital de Chamamento Público realizado pela Prefeitura Municipal de Americana por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Com coordenação e direção-geral de Sophia Jacomette Neves – aluna do curso de Gestão Empresarial da Fatec Americana – o minidocumentário será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, nas plataformas digitais YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.

“Durante as pesquisas descobrimos que poucas pessoas sabem que Americana foi considerada a “Capital do Rayon”. Resgatar essa história e documentá-la através das mídias sociais possibilitará que muitas pessoas tenham acesso a essa informação. Dessa forma, esse marco importante na história de nossa cidade, será não somente divulgado, mas também preservado para as próximas gerações.” diz Sophia, coordenadora do projeto.

Assista em primeira mão o documentário:

Minidocumentário Americana “Capital do Rayon”

Press-release Projeto Americana, Capital do Rayon

Equipe PBMAG