“Álbum de Família” é um recorte do projeto Essência, registrado a partir de 2015 por Lucas Rafael.

No dia 14 de setembro, quinta, às 19h, o MIS inaugura a quarta exposição do programa Nova Fotografia 2017: “Álbum de família”, de Lucas Rafael. A mostra segue em cartaz até o dia 29 de outubro e tem entrada gratuita, no Espaço Nicho do Museu.

“Desde pequeno eu sempre fui muito observador “

Desde 2015, o fotógrafo paulista retrata a simplicidade da rotina de uma zona rural localizada a 30 km de Pirassununga, no interior de São Paulo. O projeto de Lucas Rafael visa mostrar a vivência e os costumes de famílias que, em pleno em século XXI, vivem em situações extremamente precárias. Brasileiros afastados da urbanização e privados de recursos tecnológicos e públicos, em uma situação em que a maioria das pessoas não consegue nem sequer imaginar-se.

Lucas Rafael MIS

Para a série “Álbum de família”, ele selecionou imagens do cotidiano da família Costa Freitas, composta por 11 membros. As fotografias visam elevá-los a um grau de dignidade social ao qual os próprios nunca imaginaram pertencer. O âmago de Álbum de família” está em sentir-se em casa e busca trazer nostalgia, simplicidade, laço e sangue.

Sobre o fotógrafo:
Natural da cidade de Leme, interior de SP, Lucas Rafael da Silva é formado em Processos Fotográficos pela Escola Técnica Deputado Salim Sedeh. Tem trabalhos publicados na 2ª Edição da Revista PBMAG, e também na Vice Brasil. Atualmente é membro e contribui para o projeto @everydaybrasil no Instagram, onde, em parceria com a @everydaygolshahr, participou da exposição coletiva ‘’A família do homem’’ na Andishe Gallery – Afeghanistan House Art in Golshahr, no Irã. Também fez parte da mostra coletiva Mosaicografia em Porto Alegre em 2016.

Sobre o Nova Fotografia:
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

Informativo:  PBMAG NEWS

MIS-SP  

X