Lições para Compartilhar

Eu poderia ser mais arrogante e falar que este livro é um pequeno manual para o sucesso pessoal, mas o que a vida me ensinou, é que não existem manuais para o crescimento pessoal.

O que existem são lições para compartilhar.

O começo de tudo.

Durante o ciclo de viagens para divulgação de meu livro Retratos de Família fui convidado para ministrar um workshop no Japão.
O conteúdo desse workshop é parte integrante de meu livro lançado em 2012 pela Editora IPhoto e atualmente em sua segunda edição.

Alguns amigos já haviam me alertado sobre as longas horas dessa viagem, que somadas à cansativa espera nos aeroportos, poderiam ser bem entediantes.
Durante a viagem de ida, foram praticamente 36 horas entre São Paulo e Nagoya, seguindo posteriormente para Hamamatsu – província de Shizuoka.

Sabia que a viagem seria longa e graças à bagagem adquirida em todas as viagens para realização de congressos, workshops e palestras de divulgação do livro no Brasil, imaginei que teria um bom tempo para
analisar o momento em que me encontrava, tanto na carreira quanto na vida pessoal.
Minha amiga, Luciana Tomida, disse logo após o lançamento do Retratos, que “escrever um livro é uma coisa, mas escrevê-lo de forma que as pessoas queiram lê-lo é outra coisa” e a essa altura, acontecia algo que nem sequer eu poderia imaginar.
Confesso que foi assustador quando olhei no espelho alguns dias antes da viagem e disse em voz alta:

Meu livro está me levando para o Japão!

Tive medo, afinal nunca havia ficado tantos dias assim longe de casa.

Meus amigos Marcio Uda e Eduardo Fuli – responsáveis por minha ida – ao lerem essas linhas recordarão que por motivo de insegurança, ansiedade e principalmente medo da solidão durante a viagem, pensei algumas vezes em cancelar o projeto.
Sou muito apegado à família, e embora estivesse numa rotina de viagens, essa seria totalmente diferente, afinal o Japão é do outro lado do mundo.

Certa manhã, me preparando para outra viagem, minha esposa delicadamente me disse:

“Se você chegou até aqui é sinal que está no caminho certo! Vá e mostre para o mundo quem é você”.

Satisfação, orgulho e realização – sentimentos que invadiram minha alma e fortaleceram a realização do projeto #tytonevesnojapão.

Uma longa viagem

Sabia que seria uma longa viagem, então tive a ideia de escrever um pensamento, ou uma reflexão, para cada hora de viagem e dessa forma um dia poderia compartilhar minhas convicções e todos os caminhos que me levaram até àquele momento:

Uma carreira de sucesso!

Assim, durante minha viagem ao Japão nasceram os primeiros pensamentos e o rascunho do livro

Lições para Compartilhar

São reflexões, pensamentos, conselhos, divagações e principalmente, vivências enumeradas de uma vida de aprendizado e crescimento pessoal, rompendo paradigmas e enfrentando obstáculos.

Tudo isso ilustrado com fotografias que fiz durante a viagem somente com a Fuji X-20.

Compartilhar meu aprendizado, que se molda à medida que evoluo é meu desejo pessoal com a realização desse projeto.

Se quiser saber mais sobre o livro basta clicar na imagem. o

Dados técnicos da obra:
Dimensões:18,5 x 24,5cm.
Miolo em Papel CoucheFosco 115g/m² .
Capa laminada em Papel Couche 300g/m.
Lombada quadrada.
Livro Impresso em preto e branco.

Sucesso sempre!
TYTO NEVES

X