5 dicas essenciais para fotografia em preto e branco

A fotografia em preto e branco oferece uma perspectiva única sobre muitos assuntos

A ausência de cor traz à tona os detalhes, texturas e formas ocultas.

A fotografia a preto e branco é por vezes tratada como o “parente pobre” da fotografia a cores. Afinal, por que se limitar a tons de cinza quando você pode usar todo o espectro de cores?

Na realidade, uma foto em preto e branco pode parecer ainda mais impressionante e cativante do que o equivalente em cores. A cor às vezes pode atuar como uma distração em uma foto, e removê-la pode ajudar a redirecionar a atenção do visualizador para o assunto pretendido.

A fotografia em preto e branco pode ser reduzida a cinco conceitos-chave.

Desenvolver sua familiaridade com eles o ajudará a tirar fotos em preto e branco mais informadas, e os mesmos conceitos também podem ser usados ​​para melhorar suas fotos coloridas.

Sombra e Forma

Ao remover a cor de uma imagem, você não pode mais contar com ela para fornecer interesse ou um ponto focal em uma cena. Isso pode parecer óbvio, mas pode ser fácil de esquecer. Ao eliminar a cor, também removemos um dos elementos com maior potencial de distração em uma foto.

A sombra e a forma tornam-se mais óbvias na ausência de cor. Imagem de Diego. – www.photographymad.com

A sombra e a forma são muito importantes na fotografia em preto e branco.

Ao procurar uma boa foto, olhe além das cores em uma cena e, em vez disso, concentre sua atenção nas formas.

Organize-os de uma forma que enfatize o aspecto mais interessante da forma ou crie uma composição intrigante de diferentes formas.

Contraste

Sem diferenças de cor para separar os elementos em sua cena, você deve, em vez disso, introduzir sombras contrastantes em suas fotos em preto e branco.

Use o contraste para ajudar a separar e definir os objetos em sua cena. Imagem de Gualtiero.

Você pode usar o contraste para ajudar o seu assunto principal a se destacar – por exemplo, fotografando um assunto claro contra um fundo escuro – e também para adicionar profundidade incluindo uma variedade de tons e sombras em sua foto.

Padrões

Muitos padrões, especialmente os sutis, muitas vezes passam despercebidos em fotos coloridas, porque as cores desviam a atenção do próprio padrão.

Os padrões se destacam muito mais quando fotografados em preto e branco. Imagem de Rishi Menon. – www.photographymad.com

A fotografia em preto e branco oferece uma chance muito melhor de capturar padrões interessantes porque concentra a atenção do visualizador nas formas formadas pelos elementos em uma cena.

Textura

Da mesma forma que os padrões podem ser perdidos na fotografia colorida, as texturas também. Quando vemos uma foto colorida, nossa mente imediatamente começa a identificar e rotular os elementos da cena, o que significa que muitas vezes não “vemos” realmente a foto, mas, em vez disso, vemos a interpretação que nossa mente dela faz.

As texturas adicionam uma profundidade real a uma foto, atraindo o observador para ela. Imagem de Ronn Aldaman. – www.photographymad.com

Quando fotografamos em preto e branco, a mente não tem mais essa informação de cor para trabalhar e, portanto, dá mais atenção a elementos como a textura, fazendo com que pareçam muito mais proeminentes.

Iluminação

A iluminação é absolutamente essencial para uma boa fotografia em preto e branco porque afeta todos os elementos acima – forma, contraste, padrão e textura.

Ao pensar na iluminação, considere como ela influenciará todos esses fatores e escolha uma configuração que aprimore o máximo possível.

A forma e a forma tornam-se mais óbvias na ausência de cor. Imagem de Diego – www.photographymad.com

A iluminação lateral geralmente produz as fotos em preto e branco mais dramáticas.

Observe com as bordas e as formas aumentam o contraste adicionando realces, e assim as sombras adicionam interesse à cena, bem como aprimoram texturas e padrões.

Agora que você observou as 5 dicas que tal aplicar e postar suas fotos no Instagram?

Não se esqueça de marcar #pbmag #euamopretoebranco e @pbmag para que possamos ver também. 🙂

PBMAG

 

 

 

 

 


 

 

Texto original: www.photographymad.com

Dicas da PBMAG

Dicas da PBMAG é uma série dedicada trazer textos e dicas de fotografia para que nossos leitores possam melhorar sua fotografia. Nossa pesquisa é feita através da internet e mantemos a fonte dos artigos originais com os respectivos créditos. Qualquer dúvida ou sugestão favor contactar [email protected] Equipe PBMAG

PBMAG Tips is a series dedicated to bringing texts and photography tips so that our readers can improve their photography. Our research is done through the internet and we maintain the source of the original articles with their respective credits. Any questions or suggestions please contact [email protected] PBMAG Team

 


Para sugerir algum fotógrafo envie sua sugestão para [email protected] ou via DM no Instagram.

X